Quarenta

Fiz quarenta anos no dia 13 de maio, como um bom taurino. Nunca parei pra imaginar como eu me sentiria ao chegar a essa idade e, pra falar a verdade, ainda não sei bem como me sinto. Estou feliz com minha vida como está agora mas, ao mesmo tempo, a preocupação com o futuro começa a crescer. Há, ainda, uma pontinha daquele sentimento de que estou começando a ficar velho pra certas coisas…

É estranho como a gente amadurece pra certas coisas mas continua tendo problemas com outras. Por exemplo, percebo que tenho tido uma atitude melhor com relação às coisas que não posso mudar (como, por exemplo, a atitude das outras pessoas em algumas situações), mas ainda perco (muito!) a paciência no trânsito — e não imagino que isso vá mudar tão cedo mas, convenhamos, tem como não perder a paciência no trânsito de São Paulo?

Tenho tido uma relação diferente com relação ao trabalho e alguns relacionamentos, principalmente algumas amizades; não tenho me apegado tanto a eles como eu fazia antes, e perdi totalmente o medo de perdê-los (o que talvez seja um pouco perigoso, pelo menos no que diz respeito ao trabalho, mas ao mesmo tempo é algo libertador, já que reduz a quantidade de preocupações). Em contrapartida, me irrito com algumas pessoas quando percebo que elas estão tentando me colocar pra baixo. E sinto que continuo dando muita importância ao trabalho, apesar de reconhecer que aprendi a importância de aproveitar ao máximo os momentos de lazer.

Percebo que tenho sido mais sereno, de uma forma geral, com os problemas que vão aparecendo ao longo da vida, mas perco a paciência facilmente quando alguém não consegue pensar por si só.

Tenho me preocupado mais com minha saúde mas, ao mesmo tempo, perdi totalmente a disciplina de fazer um check-up a cada dois anos, como eu costumava fazer…

Fora isso, posso dizer que pouca coisa muda quando chegamos aos quarenta — ou, pelo menos, pouca coisa mudou pra mim. Mas dizem que a vida começa agora, né? Vamos ver…

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Deixe uma resposta

