Conceitos subjetivos

O que é a felicidade? O que é o sucesso? Existe algum indicador de sucesso?

Estou prestes a começar um novo desafio e, talvez por causa disso, tenho pensado nesses conceitos. Será que eu posso dizer que sou bem sucedido? Sou feliz?

A questão talvez seja pra quem eu sou feliz e bem sucedido…

Temos o péssimo hábito de comparar nossas vidas com a vida dos outros, e isso acaba fazendo com que nos esqueçamos do que realmente importa, que é a nossa própria percepção das coisas. Os conceitos que realmente importam na vida (felicidade, sucesso, amor) são subjetivos: nós criamos nossa própria definição pra eles.

Isso explique, talvez, por que uma pessoa com alguma doença terminal pode apresentar uma certa serenidade sobre sua condição. Ou porque um morador de rua pode parecer feliz apesar de sua condição. Porque, provavelmente, eles já criaram sua própria definição de felicidade, sucesso e amor, e se veem como pessoas bem sucedidas, felizes e amadas.

Também não sei se é possível, simplesmente, criar um conceito e aderir a ele, até porque sempre corremos o risco de nos comparar aos outros. Há sempre a possibilidade de olhar para as pessoas ao nosso redor e dizer “puxa, não sei se eu serei bem sucedido enquanto não conseguir um emprego tão bacana como o do Fulano”, ou pensar que não nos sentiremos verdadeiramente amados até que alguém cometa alguma loucura por nós, como geralmente vemos nas declarações de amor publicadas no Facebook.

(Aliás, diga-se de passagem, há quem acredite que o Facebook pode trazer infelicidade, justamente porque as pessoas tem a tendência de apresentar sua vida como se fosse perfeita, o que nos leva a perguntar por que nossas próprias vidas são tão sem graça…)

Mas, antes de estabelecer conceitos, será que não precisamos criar uma percepção sobre nosso sucesso, felicidade e amor? Será que não se trata, apenas, de criar um mindset que nos leve a sentir que somos, sim, bem sucedidos, felizes e amados — apesar de, talvez, não sermos tanto quanto outras pessoas aparentam ser?

E vocês, leitores? Sentem-se bem sucedidos, felizes e amados?

Explore posts in the same categories: Grandes Lições, Pensamentos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: