Rituais

“A vida é feita de rituais.”

Ouvi essa frase no dia do meu casamento. Não procurei pensar muito em seu significado no momento em que eu a ouvi mas, como tenho essa mania de remoer as coisas, permiti que ela voltasse de tempos em tempos pra que eu pudesse entendê-la melhor.

Não sei se concordo totalmente. Ou melhor, até concordo que alguns “rituais” são importantes; mas quem os define? Quem diz, por exemplo, que toda noiva tem que casar de branco na igreja, e todo noivo tem que vender pedaços de sua gravata na festa do casamento? Quem disse que esse tipo de tradição precisa ser levado adiante?

OK, talvez sejam dois exemplos muito específicos…

Por que comemoramos nosso aniversário? Por que temos que cantar parabéns no dia do nosso aniversário, ainda que isso nos incomode? Por que as pessoas dão tanta importância ao dia do aniversário, ainda que, na prática, seja um dia como qualquer outro, em que você trabalha e tudo o mais?

Por que é entendido que precisamos ter filhos? Por que as pessoas não conseguem, simplesmente, respeitar quem opte por não tê-los? Por que temos que organizar festinha de aniversário para nossos filhos e convidar todos os amiguinhos da escola, mesmo aqueles de que nossos filhos nem gostem tanto assim? Por que é esperado que cantemos parabéns pros nossos filhos? Por que procuramos ensinar aos nossos filhos que a ordem lógica da vida é o “crescei-vos e multiplicai-vos” bíblico?

E o que acontece se, simplesmente, mudarmos alguns desses rituais?

O que acontece se eu decidir, por exemplo, que vou esperar a virada do ano sozinho, comendo miojo e lendo um livro, e que esse vai se tornar o meu ritual? Ou que, no meu aniversário, vou fazer um “retiro espiritual” viajando pra algum lugar a que eu nunca tinha ido antes, mesmo que isso implique em faltar no trabalho?

Por que não podemos ter nossos próprios rituais sem que as pessoas achem estranho?

Explore posts in the same categories: Pensamentos

Deixe uma resposta

