30 coisas que eu mudaria

O Luka, leitor do blog, sugeriu que eu escrevesse sobre 30 coisas que eu faria diferente se pudesse voltar aos meus 18 anos. Gostei da ideia e, depois de pensar bastante, consegui montar uma lista, porém com 20 itens.

Se eu pudesse voltar aos 18 anos, eu…

1- … insistiria em prestar vestibular pra Letras na Unicamp (eu não passaria de qualquer forma mas pelo menos eu teria tentado entrar num curso que me interessava mais do que Engenharia da Computação) e Artes Plásticas na Unesp — se eu tivesse entrado meu pai não precisaria ter pago 3 anos de faculdade de Publicidade pra mim, numa época em que estávamos passando por dificuldades financeiras…
2- … pensaria melhor em qual curso eu queria fazer. Entrei na faculdade com 17 anos, e hoje vejo que eu não estava preparado pra decidir que rumo eu queira seguir. Não sei o que eu poderia ter escolhido em vez de Publicidade (ou Letras, ou Artes Plásticas), mas se eu tivesse esperado um pouco mais pra decidir talvez hoje as coisas soam diferentes.
3- … arrumaria um pretexto pra sair da casa dos meus pais. Não que eu ache que eu deveria, mas porque talvez, se eu tivesse saído da casa deles mais cedo, eu teria tido mais curiosidade (e coragem) pra conhecer lugares diferentes. Me parece que isso é muito mais fácil quando somos jovens e não temos tantas “amarras” assim…
4- … me arriscaria mais com as mulheres. Sempre fui tímido e morria de medo de ouvir um “não” das meninas por quem eu me apaixonava; por outro lado, eu não prestava atenção nos sinais que outras meninas interessantes me davam, e acabei perdendo muito mais oportunidades do que eu gostaria. E a minha autoestima não ajudava nem um pouco também; eu me achava feio e pobre o suficiente pra repelir todas as meninas por quem eu me interessava.
5- … “daria PT” só pra ver como era. Eu sempre conheci meu limite alcoólico e evitei beber além dele, mas acho que quando somos jovens podemos nos permitir ter esse tipo de experiência. Hoje em dia, aos 38 anos, acho que beber até cair seria ridículo!
6- … também experimentaria cigarro. Claro que as chances de me viciar, talvez, fossem grandes, mas pelo menos eu não teria esperado mais de 30 anos pra descobrir o que tem de tão legal em fumar — hoje eu sei que não tem nada…
7- … abriria uma poupança, e teria me preocupado mais em economizar dinheiro. O que eu poderia ter guardado durante esses 20 anos…
8- … teria menos frescura com emprego e teria ido trabalhar em algum lugar tipo McDonald’s, só pela experiência. Mas eu achava que merecia mais do que um emprego no McDonald’s… e acabei conseguindo um emprego “de verdade”, com carteira assinada e tudo, só depois dos 21 anos!
9- … praticaria algum esporte. Hoje em dia tenho preguiça de ir a pé até à esquina, em partes porque sempre fui sedentário. Se eu tivesse adquirido gosto por esportes mais cedo talvez hoje eu tivesse menos preguiça.
10- … aprenderia a tocar violão. Eu sei que nunca é tarde, mas hoje em dia parece que é tão difícil…
11- … assistiria menos TV. E leria mais livros.
12- … tomaria alguma providência pra escapar do Exército. No fim das contas eu gostei de ter servido e aprendi bastante, mas não era algo que eu quisesse. Acho que eu poderia ter feito coisas mais interessantes durante o ano em que eu servi — por exemplo, trabalhar!
13- … procuraria manter contato com algumas pessoas, principalmente amigos meus, que sumiram da minha vida e hoje fazem falta…
14- … aprenderia a dançar. Hoje em dia não vejo graça e não tenho mais vontade, mas talvez seja porque eu não descobri, quando era mais jovem, o que tem de legal em dançar…
15- … conversaria mais com meu pai. Só tive a chance de conversar com ele sobre a vida depois que eu me separei. Não sei se ele teria me dado algum conselho que poderia ter aberto meus olhos para o que estava por vir, mas talvez nós tivéssemos nos aproximado mais…
16- … andaria de bicicleta com mais frequência. Essa é outra coisa de que sinto falta…
17- … faria curso de Inglês, Espanhol e talvez Alemão. Hoje, certamente, eu estaria fluente em 3 idiomas, além do Português nativo, e não teria tanta preguiça de aprender um novo idioma.
18- … mandaria um chefe ir praquele lugar, só pra ter o gostinho…
19- … aprenderia a negociar e a dizer não. Ter que adquirir essas habilidades depois dos 30 é bem mais difícil…
20- … investiria mais na minha apresentação pessoal. Sempre me considerei um cara vaidoso, mas acho que aos 18 eu poderia ter feito mais por mim. Por exemplo, ir a um barbeiro decente e pedir um corte de cabelo diferente. Talvez minha autoestima não seria tão baixa naquela época se eu tivesse feito isso.

Engraçado que a maioria das coisas que eu gostaria de fazer se pudesse voltar aos 18 anos requerem coragem. Ou seja, se fosse pra escolher apenas uma coisa, com certeza eu escolheria me atrever mais, ser mais impetuoso. E todo o resto viria como consequência!

Explore posts in the same categories: Pensamentos

3 Comentários em “30 coisas que eu mudaria”

  1. Luka Says:

    AAEEWWWW!!!! rsrs Obrigado por escolher minha sugestão e compartilhar com a gente!! É incrível a semelhanças das coisas. Garanto que 80% dos tópicos já cheguei a pensar e justamente faltou a tal da coragem, timidez ou atitude. Felizmente penso que um dia mudarei e acredito que brevemente. Tbm vou compartilhar um pouco do que eu penso e como eu ajo, talvez vc possa me dar opiniões ou dizer “muda isso, muda aquilo… que vai ficar melhor”!!?? Ficaria muuuito agradecido!! Bom… certeza que não é só eu, mas nunca encontrei pessoalmente alguem que pensasse igual, eu tento ser bastante organizado principalmente com “objetivos na vida”, não sei se é por medo de algo dar errado ou simplesmente por instinto. Por exemplo em setembro completo 21 anos, até o fim do ano eu quero inicar uma faculdade, aos 23, pretendo ja ter uma boa renda que possa pagar um aluguel e me manter, nos 23 tbm quero iniciar uma obra… enfim…foi só pra exemplificar… entre esses objetivos tbm incluem esses mais simples… aprender a dançar, tocar violão, aprender inglês, arrumar um jeito de se dar bem com garotas kkk por ai vai….
    Dentre todos os objetivos, o principal é conseguir um trabalho concursado com uma grana legal… não sei se estou pensando errado (aqui é que esta o “medo”==>) penso que cada objetivo abre muitas outras portas para realizar mais facilmente outros objetivos… dinheiro==> aula de dança ==> festa ==> mulher…. por exemplo. Mas muitos outros envolve apenas coragem, outros não precisam de dinheiro, basta a coragem e meio que o corpo fica adiando esses.. não sei se é pq sou homem (diferente da mulher q faz mil coisas ao msm tempo) ou falta de empenho…
    Os pensamentos na cabeça ficam a milhão com uma vontaaade de fazer de tudo pra realizar cada mensagem nos neurônios virar realidade, daí eu paro e penso como o tempo passa rápido… “ontem” tava com 17 e disse que com 21 terminaria a faculdade e começaria a estudar pra concurso, hj ta bem diferente….
    (um conselho pessoal pra vc é que…. essas mensagens no blog parece ser tão pra baixo, com sentimento de saudade, arrependimento, infelicidade… a memoria da gente precisa de um gatilho pra lembrar das coisas talvez o blog seja um gatilho seu para recordar coisas “ruins”…
    Vi em outro post q vc tem uns 37 anos, monta uma listinha pra vc msm, de coisas a realizar até os 40 ou 45.. 50… respira fundo e esquece o resto do mundo e foca na lista!!)
    Vlw, espero um conselho. Ficou ótimo o post. Fica com Deus

    • autoajudasentimental Says:

      Valeu! Bom saber q vc curtiu!😉
      Gostei bastante da sugestão tb. Pena q não consegui pensar em 30 coisas como vc havia sugerido… hahahahha
      Então… acho q eu tenho 2 conselhos (na verdade um deles vc meio q já se deu):
      1) Não foque tanto no dinheiro. Esse é um conselho difícil, pq TUDO o q fazemos depende do bendito do dinheiro! Mas podemos superar o obstáculo financeiro de maneiras criativas. Por exemplo: um tempo atrás eu inventei de tocar violão, aí acabei comprando um mesmo sem saber tocar. Comecei a fuçar na internet e encontrei vários tutoriais q ensinam a tocar violão, e acabei até aprendendo umas 2 ou 3 músicas. Tá certo q eu parei de tocar por preguiça… hahahha mas me senti bem por ter descoberto q eu não preciso, obrigatoriamente, gastar dinheiro c/ aulas de violão! De repente vc pode conversar c/ algum(a) amigo(a) seu(sua) q dance bem e pode pedir umas aulinhas em troca de alguma coisa q vc possa ensinar pra ele(a). Todos nós somos bons em algo. Todos nós podemos ensinar e aprender algo!😉
      2) Eu acho importante ter objetivos e correr atrás deles, mas tb acho q às vezes a gente exagera um pouco na quantidade de objetivos q colocamos pra nós mesmos. Tem um negócio chamado “objetivos SMART”; esse “SMART” é uma sigla em inglês e significa basicamente, q não adianta ter objetivos específicos se eles não são atingíveis, mensuráveis, realistas e não podem ser atingidos dentro do intervalo de tempo pretendido. Talvez um exercício legal, além do que vc já está fazendo (pegar objetivos “macro” e quebrá-los em objetivos menores), seja analisar seus objetivos e ver se eles são “SMART”.
      Talvez um terceiro conselho seja o seguinte: não coloque “condições” para sua felicidade! Por exemplo, não espere ter um bom emprego pra tentar se dar bem c/ mulheres. Sei q tb é mais fácil falar, e esse é um conselho q segue a linha “faça o q eu digo, não faça o q eu faço”… mas uma das coisas q eu acho q eu poderia ter feito diferente (e eu só me dei conta agora! fica valendo como o 21o item do post… hahahaha) é justamente não ter imposto condições pra fazer certas coisas. Por exemplo, eu vivia falando q eu só ia começar a namorar depois de comprar meu primeiro carro, o q aconteceu aos 23 anos! E acabei perdendo várias oportunidades de me relacionar c/ mulheres q estavam visivelmente interessadas, pq eu ficava pensando em como eu ia sair c/ elas se não tivesse carro…😛
      Uma coisa q eu aprendi sobre conquistar mulheres é q é mto mais simples do q a gente imagina! Vc não precisa ensaiar uma lista de “xavecos”; basta ter autoconfiança — e, se vc não tiver, basta aprender a fingir q tem. E seja vc mesmo, pq garanto q tem mta mulher q vai gostar de vc exatamente como vc é!
      Quanto a mim… na verdade completei 38 anos em maio. E eu até tenho alguns objetivos pros próximos 5, 10 anos mas vou escrever melhor sobre isso no próximo post… hehehhehe
      Quanto às mensagens serem “pra baixo”… eu basicamente escrevo sobre o q estou sentindo no momento (no fim das contas, ultimamente tenho sentido vontade de escrever apenas qdo estou meio pra baixo), e confesso q por vezes eu carrego muito no sarcasmo pq é o meu jeito de ser. Mas vou tentar colocar mensagens mais positivas…
      Espero ter ajudado!
      Abraço!

      • Luka Says:

        1) Realmente é difícil colocar na minha cabeça que o dinheiro não é o principal, tudo envolve dinheiro!! Nos últimos tempos tenho tentado fazer vários trabalhos mentais como forma de ver a vida de forma mais leve, que os problemas não devem ser a maior parte dos pensamentos do cérebro… tá difícil, mas vou conseguir..
        2) Eu não conhecia essa do “SMART”, mas ja havia feito essas coisas que leva no seu significado, e sempre é bom rever, analisar e por em ordem..
        3)Agora esse terceiro…… MEU SONHO KKKK.. instintivamente eu faço isso, daí me pego nesse estado e tento sair desse. Colocar condições pra felicidade, pra isso ou pra aquilo… é foda… é meio auto sabotagem. “não namoro pq não tenho grana pra curtir, não saio nos finais de semana pq não tenho grana, muito menos carro, não arrisco com a mulherada pq se ela me pergunta o que eu faço, digo: nada…(rs)” foi só por exemplo, mas é mais ou menos assim… como havia falado aos poucos estou tentando dar outras alternativas sempre que eu falar ou pensar essas coisas. O pior é o pós sabotagem que é de tristeza por “EU NÃO PODER”.
        O legal é que por vc ter feito este comentário me deu outra visão de ti: “confesso q por vezes eu carrego muito no sarcasmo pq é o meu jeito de ser”… é uma das coisas que eu queria tanto quanto ganhar uma estabilidade financeira… ver o problema e rir do problema, mas sem hipocrisia msm(hj faço isso), não estar nem ia por estar na merda ou por esta passando por tal situação… ver o problema e não ser atingido por um todo…. Em outros posts vou soltando mais do meu espirito kkk vlw, e estou esperando posts em forma de lista, é mais prazeroso pra ler!! até


Deixe uma resposta

