Sonhos

“Qual o seu maior sonho?”

Antes eu tinha uma resposta na ponta da língua pra essa pergunta. Tudo bem que eu sonhava com coisas bem superficiais; até a minha adolescência eu queria ser rico e famoso, depois eu só queria ser rico. Já acreditei que minha realização maior seria atingida quando eu estivesse ocupando uma função em que eu pudesse liderar pessoas. Sonhei em ter uma casa no campo pra passar o fim de semana com toda a família. Já sonhei com uma viagem de volta ao mundo mas, provavelmente, ela dependeria de, pelo menos, a realização do sonho de ser rico…

Pouco a pouco meus sonhos foram morrendo. Alguns, simplesmente porque eu deixei de alimentá-los, outros porque algumas pessoas se encarregaram de matá-los. Não consigo nem mesmo dizer se ainda restou algum, até porque, pelo menos na minha cabeça, havia uma “interdependência” entre a maior parte deles. Ou seja, quando alguns dos meus sonhos morreram outros acabaram sendo mortos também.

Dos sonhos que eu acho que ainda restam, nem sei se ainda tenho energia ou vontade de correr atrás. Por exemplo, pode parecer bobagem mas quando eu comecei a escrever este blog eu conseguia, até, visualizá-lo como um livro, mas não faço a mínima idéia de como eu poderia publicá-lo; por isso, ao menos por enquanto, abandonei um pouco esse sonho.

Há muito tempo tenho um forte desejo de ter filhos, mas ainda tenho algumas dúvidas e medos que me impedem de tê-los. Vivemos num mundo cada vez mais cruel, e às vezes me pergunto se não seria um absurdo colocar mais gente nele apenas porque eu quero. Não sei se vale a pena manter um sonho que possa condenar outras pessoas a uma vida de angústias e sofrimento…

Cássia Eller cantava “quem sabe a vida é não sonhar”. Talvez seja esse o problema: eu fico achando que cada um de nós precisa de sonhos pra viver quando, no fim, o negócio é simplesmente viver um dia de cada vez, sem perseguir nada, sem grandes ambições. Será que é isso mesmo, ou eu é que tenho problemas?

• – • – •

Na verdade nem sei se meus sonhos morreram completamente, mas eu sinto que há um imenso abismo entre mim e eles. Tenho a sensação de não ter o mínimo controle da minha vida, e de que eu dependo de outras pessoas pra que alguns dos meus sonhos possam se realizar. Será que só eu sou assim?

(Ou melhor, estou assim. Houve uma época em que eu tinha a sensação de que eu conseguia ter um pouco mais de controle sobre minha vida. Nem sei dizer quando perdi essa sensação também…)

• – • – •

Descobri que o WordPress disponibilizou um aplicativo para usuários de Android. Escrever textos para blog não é tão fácil assim (principalmente por causa do tamanho da tela do celular) mas já é um bom quebra galho. Acho que vai me ajudar a escrever com uma frequência maior. Este post, por exemplo, eu publiquei pelo aplicativo!

Explore posts in the same categories: Pensamentos, Recaídas

One Comment em “Sonhos”

  1. MariMaroca Says:

    Eu tbm não tenho grandes sonhos. Vc não está sozinho. E não acho que isso seja um problema. Ao contrário.

    Venho lendo muitos artigos bacanas ultimamente e cheguei à conclusão que talvez o fato de não termos sonhos seja muito mais um amadurecimento que uma falta de criatividade ou infelicidade.

    Sonhos remetem à fantasias, desejos praticamente inalcansáveis. Conforme a gente amadurece, a gente percebe que é muito difícil realizar um sonho. Mas que é possível atingir metas e objetivos, desde que a gente siga os planos.

    Sonhos parecem distantes, porque normalmente, são coisas que acontecem e não dependem de nós. Ter o sonho de viajar é como esperar que um dia, do nada, vc vai viajar. Ter o objetivo de viajar parece mais concreto, porque quando vc tem um objetivo vc planeja o que fazer para alcançá-lo.

    Talvez a gente esteja nesse ponto de sonhar menos e traçar mais objetivos. E se formos ver, no fim das contas, objetivos são como mini-sinhos que, juntos, fazem parte de um sonho maior. A cada objetivo alcançado, a cada mini-sonho realizado, vc se sentirá satisfeito da mesma forma.

    “Ser rico”, por exemplo, é muito genérico e quando vc chegar lá, ou vai pensar que ainda não tem o suficiente, ou que não é nada disso que vc esperava. Fora que, como sonho, é como esperar que vc fique rico de uma hora pra outra, sem qualquer esforço.

    Acho que a parte dos desafios pode te ajudar também nesse sentido. Já que vc anda sonhando em “ser uma pessoa melhor”, ao cumprir seus 365 objetivos, vc VAI se sentir uma pessoa melhor. Logo, terá realizado um sonho. Ou 365 mini-sonhos de coisas que vc gostaria de fazer.

    Super apoio seus desafios🙂
    Se duvidar, vou acabar fazendo muitos deles (senão todos) com você!

    E, sem dúvida alguma, ficarei orgulhosa de ver vc cumprindo cada um deles. E acho que poderemos fazer alguns deles com nossos filhos, se tivermos. Será uma ótima forma de ensiná-los a ser pessoas melhores.

    Te amo! Não poderia estar com uma pessoa melhor!


Deixe uma resposta

