“Devia ter…”

“… amado mais, ter chorado mais, ter visto o sol nascer…”

Talvez eu até colocasse isso no meu epitáfio. Mas acho que, se fosse pra fazer algo parecido com a canção, eu colocaria uma boa dose de sarcasmo e um punhado de rancor. Provavelmente ficaria assim:

Devia ter faltado mais com o respeito. Devia ter tratado algumas pessoas como elas realmente mereciam ser tratadas. Devia ter dado menos atenção a gente que mal consegue cuidar da própria vida (e corrigir os próprios erros, e dar conta dos próprios problemas) e ainda quer interferir na minha vida, nas minhas decisões.

Devia ter pulado a cerca quando tive oportunidade — e olha que eu tive MUITAS! Devia ter sido mau caráter de verdade pra que as pessoas vissem a diferença. Devia ter manipulado mais as pessoas a meu favor.

Devia ter me irritado menos e ter sido mais cínico. Devia ter me dado conta, muito antes, de como algumas preocupações que a gente tem na vida são estúpidas. Devia ter ousado mais — principalmente no que diz respeito a relacionamentos… devia ter descoberto, muito mais cedo, que ouvir um “não” não é a pior coisa do mundo.

Devia ter aprendido a jogar futebol — talvez hoje eu estivesse rico!

Devia ter aprendido a separar o joio do trigo (para “joio” entenda-se “pessoas de má indole” — o “trigo” já dá pra deduzir que são as “pessoas boas”).

Devia ter seguido meu coração, principalmente quando eu deveria ter tomado as decisões mais importantes da minha vida. Devia ter dado ouvidos ao meu cérebro quando sabia que estava correndo certos riscos e, ainda assim, cometi erros que levaram a situações desagradáveis, para dizer o mínimo. Devia ter calculado melhor certos riscos.

Devia ter lido melhor algumas entrelinhas, “ligado os pontos na caixa de Sucrilhos” e usar o desenho formado pra ajudar nas minhas escolhas.

Devia ter dado um jeito de comprar um apartamento mais próximo da “civilização”, e não ter escolhido o que tinha a planta bonitinha. Aliás, eu não devia ter comprado apartamento. Não naquele momento.

Devia ter me rebelado mais contra meus pais. Não que eu os odeie, mas se eu tivesse dado mais cabeçadas na fase em que era aceitável ser rebelde provavelmente teria amadurecido muito mais cedo — e me tornado uma pessoa melhor.

Devia ter encontrado uma forma de ir morar no interior quando tive oportunidades (podia ter me alistado na Aeronáutica, prestado vestibular pra faculdades do interior ou simplesmente ter largado tudo e ido). Devia ter feito mochilão em algum país exótico. Devia ter tido menos preguiça de aprender a falar alemão.

Devia ter experimentado comida japonesa há muito tempo — talvez hoje eu já tivesse enjoado de comer salmão cru. Devia ter tido menos pudor de falar certas verdades. Devia ter engolido menos sapos — que, apesar de crus, não tem o mesmo sabor do salmão…

Devia ter tido menos medo de parecer ridículo. Devia ter me constrangido menos. Devia ter sabido discernir melhor os momentos em que eu deveria ser modesto daqueles em que eu teria “carta branca” pra ser arrogante.

Devia ter elogiado mais — apenas quem realmente merecia os elogios!

Devia ter comprado um jipe ou uma picape. Devia ter tido meu próprio negócio. Devia ter me preocupado mais com as coisas que realmente importam.

Devia ter parado pra admirar o sol nascendo depois de virar a noite na balada. Devia ter prestado atenção nos pequenos presentes que recebemos diariamente.

• – • – •

Calma, leitores. Não é uma despedida. Se bem que nunca sabemos o dia de amanhã, e eu acho que meu colesterol deve estar meio alto ultimamente… mas ainda assim quero ficar por aqui mais um tempo. Só acho que às vezes é válido fazermos uma lista do que poderíamos ter feito, como se realmente fôssemos morrer amanhã, como se quiséssemos deixar um epitáfio pronto. Isso nos ajuda a ver o que poderíamos melhorar em nossas vidas pra que tenhamos menos arrependimentos.

Explore posts in the same categories: Pensamentos

6 Comentários em ““Devia ter…””

  1. Rachel Says:

    Muito bom!
    Mas merece uma resposta com mais calma e reflexao e de outro lugar, não do Blackberry.
    Nem quando você precisa acordar 5:40.
    Em breve…

  2. Angel Says:

    Eu deveria conseguir “seguir” muitaas coisas da sua lista…seria uma pessoaa muito mais feliz;)

  3. MariMaroca Says:

    Então vai cuidar desse colesterol, hein!!! Pq eu te amo e ainda quero viver muitas coisas ao seu lado!😉

    • autoajudasentimental Says:

      😀
      É, tenho q fazer um check-up. Mas já estou providenciando! hahahahah
      Tb te amo!❤


Deixe uma resposta

