Deus

Deixei de acreditar em Deus. Ou, pelo menos, não consigo mais acreditar em Deus da forma como você, leitor(a), acredita.

Muita gente acha que Deus está aí pra condenar os pecadores e levar as pessoas boas pro ceu. Mas o que é ser bom? É pagar seus impostos em dia? Prover sustento pra sua família? Trabalhar de forma honesta? Podemos dizer que quem se julga acima do bem e do mal, quem espalha mentiras sobre alguém, quem julga sem ao menos dar à pessoa julgada o direito a uma explicação, é uma boa pessoa? Quem faz acusações pelas costas, acreditando que elas não vão chegar aos ouvidos do acusado, é bom? Ou isso é relativo?

Como será que Deus (se realmente existir, ou se se importar) vê isso? Será que gente assim entra no ceu?

• – • – •

Como eu já disse outra vez, quem tem uma crença acaba se apegando à possibilidade de se arrepender de seus pecados no último segundo de vida e, assim, garantir a entrada ao reino dos ceus. Mas o que essas pessoas veem como pecado? Me parece que as pessoas não compreendem as proporções que seus atos podem adquirir. E saem falando e fazendo o que passa por suas cabeças — e ainda acham que não deveriam sofrer as consequências, ou ridicularizam essas consequências, distribuindo comentários irônicos por aí.

Eu costumo dizer que, se houver um inferno, vou pra lá de qualquer forma. Reconheço meus pecados. Sei quando (e com quem) errei. E acho que seria uma cara de pau imensa da minha parte pedir perdão no último suspiro, depois de ter cometido diversos erros, só pra poder me juntar àqueles que tiveram um passado imaculado.

Acho que eu já falei outras vezes que aprendi a não julgar as pessoas. Procuro munir-me de mais informações, além da primeira impressão, antes de formar uma opinião sobre alguém. Quando alguma coisa acontece, procuro analisar a situação cuidadosa e imparcialmente pra não correr o risco de ser injusto com a pessoa. Mas, infelizmente, nem todas as pessoas pensam assim. Aliás, o que mais tem por aí é gente que te condena sem ao menos te dar a chance de se justificar.

Aos que acreditam em Deus, parem pra pensar no que vocês andam fazendo. Ele tá de olho em vocês, viu?

• – • – •

Tem uma frase que eu costumo lembrar com frequência, do Porky’s, numa cena em que um dos personagens toma uma surra. O pai dele, ao presenciar, diz que ainda não conseguiu fazer dele um homem, ao que ele responde If being a man means being what you are, I’d rather be queer. Pois bem, se ser um bom cristão é comportar-se como muita gente se comporta, falando mal dos outros pelas costas, fazendo fofocas, sendo incapaz de perdoar, disseminando o ódio e a discórdia, prefiro ser ateu.

Explore posts in the same categories: Aleatórios

Deixe uma resposta

