“Deus ajuda”…

Quando eu era criança ouvia bastante aquele ditado “Deus ajuda quem cedo madruga”. Sempre entendi de forma literal: se você não acordar cedo Deus não vai te ajudar. Mas isso, obviamente, não fazia qualquer sentido.

(Na verdade eu nunca me esforcei muito pra compreender o real sentido dessa frase. Eu mal me lembrava dela!)

Somente depois que me separei é que comecei a questionar tudo o que eu havia aprendido sobre religião, e em algum momento me vi pensando especialmente nesse ditado. E entendi que, na verdade, esperar que Deus te ajude apenas porque você pediu é burrice; Deus ajuda as pessoas que se ajudam.

Deixe as portas de sua casa abertas. Esqueça de ligar o alarme do carro eventualmente. Chegue ao trabalho com duas horas de atraso todos os dias. E reze pedindo pra Deus proteger sua casa, seu carro e seu emprego. Se em um mês você não tomar pelo menos um susto considere-se uma pessoa de sorte!

• – • – •

Foi um exemplo bobo? Agora… por que as pessoas ficam esperando que Deus ajude em outros aspectos de suas vidas? Por que elas rezam pra que Deus consiga um(a) bom(boa) parceiro(a) e não se esforçam pra se tornar pessoas melhores? Como pedir por um emprego melhor sem se preocupar em se preparar, em estudar?

Atribuir seu fracasso a fatores que não podemos controlar (Deus, por exemplo) é muito mais fácil do que admitir que tem um problema e se esforçar pra corrigi-lo. E, assim, várias pessoas desperdiçam suas vidas ancoradas na esperança de que algo mágico lhes traga a felicidade.

• – • – •

Não sou um total descrente, mas sempre tenho um pé atrás com pessoas que buscam respostas pra suas vidas em coisas como horóscopo, religião e afins. Já falei que tenho um pouco de “má vontade” com terapeutas também, pois as pessoas que recorrem a eles geralmente esperam que eles lhes deem as respostas, sendo que isso raramente acontece.

É por isso que eu acredito que a única coisa que realmente pode te fazer ser uma pessoa melhor é a autoajuda. Você é a única pessoa que te conhece a fundo. Se você não pode se ajudar ninguém mais pode.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

5 Comentários em ““Deus ajuda”…”

  1. Ela Says:

    Tens razão em tudo que escrevesse…
    estou passando por um momento muito complicado no meu namoro;e não sei se vai passar ou se é melhor aceitar que meu namoro já chegou ao fim e não me toquei disso ainda.

    • autoajudasentimental Says:

      Eu acredito que sempre vale a pena conversar e tentar resolver antes de tomar uma decisão. Se você já fez isso e viu que nada mudou talvez seja melhor realmente pular fora. Do contrário, acho que vale tentar bater um papo.
      Tem todo aquele lance de saber identificar a pessoa certa, de sentir algo muito forte por ela e tudo o mais. Se você ainda sente algo muito forte, por que não tentar aparar as arestas que estão te fazendo considerar a hipótese de por um fim no relacionamento?

  2. Ela Says:

    Conversar talvez seja a saida… ficar sem ele é impossível, sabe aquele sorriso que faz a raiva que vc sente por alguem passar? então é isso que eu sinto, mas ao mesmo tempo raiva, pq ele sabe exatamente como me irritar! as vezes axo que não adianta que não nos entendemos, mas ao mesmo tempo tenho certeza que ele é minha metade e que me completa. não sei oque fazer…

    • autoajudasentimental Says:

      Já parou pra pensar que talvez você esteja insistindo em algo que não vai dar certo? Existem mais de 6 bilhões de pessoas no mundo; por que não tentar conhecer outras pessoas? Talvez você descubra que a sua “metade” é alguém totalmente diferente do que você imagina.🙂

      • Ela Says:

        Pois é? a questão é esse talvez.. e se talvez eu jogar fora um namoro que pode dar certo por medo de tentar? é complicado isso… vou deixar as coisas assim como estão, esta tudo certo ‘por enquanto’… poxa eu batalho tanto nessa minha vida pra chegar aonde eu quero e será que com o meu namoro não vai ser assim? eu o amo muito e sei que tudo vai dar certo, falta apenas eu compreender que já passamos por coisas bem piores e que isso não vai ser o fim do mundo…. sou uma pessoa muito estressada e deve ser por isso que as coisas estão assim, levo tudo a ferro e fogo, ele não pode me falar um ‘ai’ que eu já to chorando =/ ….

        Mas vai dar tudo certo, se Deus quiser!

        ‘Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, mas qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim’


Deixe uma resposta

