Muleta

É muito fácil encontrar justificativas para seus atos. Mas é difícil demais reconhecer que, o que quer que façamos, é porque escolhemos fazer.

Não tive “uma infância difícil”, como grande parte dos bandidos e assassinos que se apoiam nesse fato como uma justificativa para suas ações. Mas passei por situações complicadas quando era criança, e provavelmente poderia usá-las a meu favor pra sensibilizar as pessoas.

Mas eu não faço isso. Já fiz muito, mas hoje não faço mais. Por diversas vezes me coloquei no papel de vítima, dizendo coisas que levassem as pessoas a ser solidárias à minha causa. Hoje abomino quem encontra em fatores externos o motivo pra ser do jeito que é. “Ah, mas eu estava estressado”, “ah, é que choveu”, “ah, é que você freou de repente e eu não vi”.

É cômodo demais não chamar a responsabilidade pra si. O caminho mais fácil é a “muleta” do aleijado. Por que algumas pessoas com necessidades especiais conseguem fazer milhares de coisas (eu tenho um primo que é tetraplégico, ou seja, ele simplesmente não se move do pescoço pra baixo… e encontrou uma forma de trabalhar!) e outras não? Por causa da diferença entre culpar fatores externos pelo seu fracasso e chamar a responsabilidade para si.

• – • – •

Alguns anos atrás tive o privilégio de trabalhar com um dos caras mais inteligentes e eloquentes que já conheci. Uma vez, durante um treinamento, ele disse que “não devemos aceitar desculpas, e sim pedidos de desculpas”. Qualquer argumento encontrado pra justificar seus atos é, no fim das contas, uma forma de disfarçar e se eximir de culpa por aqueles atos.

Que tal deixarmos nossas muletas de lado e aprender a caminhar com as próprias pernas?

Explore posts in the same categories: Aleatórios

Deixe uma resposta

