“Idiota”

Um tempo atrás presenciei uma discussão entre um casal amigo meu. Ele havia sido rude com alguém num momento de fúria e ela quis dar uma lição de moral:

– Você acha certo o que você fez?
– Acho – respondeu ele, ainda irritado.

Ela, entre os dentes e visivelmente transtornada, solta um “idiota” num tom agressivo o suficiente para constranger todos os que estavam à sua volta naquele momento.

Existem palavras que eu considero ofensivas demais. “Idiota” é uma delas. Se eu gosto de uma pessoa não uso essa palavra, nem por brincadeira, pra me referir a ela. Foi por isso que eu me senti mal — e, provavelmente, as outras pessoas se incomodaram pelo mesmo motivo.

E comecei a pensar que, atualmente, os relacionamentos de uma forma geral (mas especialmente os casamentos) não dão certo porque as pessoas não se respeitam. Elas escolhem falar o que vem à cabeça esperando que o outro compreenda. Agem como querem sem se lembrar que, em algumas situações, a escolha tem que ser do casal.

Em uma outra situação esse amigo meu veio relatar que a esposa dele havia mexido na mochila em que ele costuma carregar as coisas do trabalho e, pra encurtar a história, ele acabou deixando de apresentar um relatório importante no trabalho porque ela tinha tirado da mochila — e ele não precebeu, obviamente. Vale mencionar que ele nunca deu liberdade pra ela mexer nas coisas dele — até porque, ao se casarem, eles combinaram que “não mexer nos pertences do outro” era um acordo recíproco. Ou seja, respeito, que é bom, passou longe ali.

• – • – •

O mais engraçado é que as pessoas que não têm consideração pelo próximo, de uma forma geral, acreditam que não são respeitadas. E é exatamente daí que elas tiram a justificativa pra agir assim: se você não me respeita por que deve merecer meu respeito?

• – • – •

Uma leitora deste blog me indicou um blog excelente chamado Meu Namorado Psicopata. A autora relata a experiência que teve com um ex-namorado e os estudos que a levaram a concluir que ele apresentava um grau severo de psicopatia. O curioso é que um dos principais sinais de que alguém pode ser um psicopata está a falta de consideração para com o próximo. Claro que isso não deve ser levado a ferro e fogo, ou seja, nem todo mundo que age de forma desrespeitosa é psicopata. Porém, se associarmos este comportamento a outros podemos chegar a uma conclusão.

A questão é: vale a pena coletar mais dados pra poder ter certeza ou é melhor simplesmente abandonar o barco antes de começar a correr o sério risco de ser realmente manipulado?

Explore posts in the same categories: Pensamentos

2 Comentários em ““Idiota””

  1. Luciana Mattos Says:

    Eu namoradas em nome do amor invadindo a vida do outro por ciúmes, controlando e assim também não se permitindo viver..E quando vc comenta sobre as palavras no inicio do texto, eu passei por esta experiência sexta no meu trabalho! Uma criança esbarrou em um adolescente e saiu um “desgraça” que me doeu a alma!

  2. Kell Says:

    Com certeza vale a pena abandonar o barco antes de ser manipulada. A questão é que, como aconteceu comigo, vc não acha que está sendo manipulada. Tudo é um jogo psicológico e muito louco, vc apenas acha que está apaixonada… E a paixão te faz resistir a enxergar a pessoa como ela é. Vc começa a justificar… Ele está nervoso… Ele está com ciúmes pq me ama… Ele só quer o meu bem, não é controle, é preocupação… Mas tudo isso são armas de manipulação. Acho que pra abandonar o barco a tempo só já tendo sido VÍTIMA de um psicopata, aí fica mais fácil identificar um deles. Eu mesma só descobri que ele era um psicopata quando, após anos de relacionamento, consegui me libertar e fui tentar entender porque eu havia me permitido viver tudo aquilo. E aí que descobri que eu era uma vítima de um psicopata que tinha como seu objetivo principal me controlar…


Deixe uma resposta

