Pena

Deixei de sentir pena das pessoas por causa de tudo o que me aconteceu em 2008: casamento acabando, emprego por um fio…

É até meio óbvio mas até então eu não havia me dado conta de que, não importa se você está feliz ou triste, não importa se a sua vida está desmoronando, o mundo ao seu redor não espera você sair do poço . A vida segue, e você precisa optar entre acompanhá-la ou ficar de fora.

Eu escolhi acompanhar a vida, não me deixar abater pelas dificuldades que me foram apresentadas. Não gosto de pensar no que poderia ter acontecido se eu tivesse ficado em casa esperando a tempestade passar, mas provavelmente eu não estaria colhendo bons frutos agora.

• – • – •

É por isso que não sinto pena quando vejo alguém perdendo coisas que elas consideram importantes (amigos, relacionamento, emprego, bens) porque eu realmente acredito em causa e efeito, em colher o que foi plantado. Acredito também que aprendemos muito mais com as adversidades. Se as pessoas se veem no fundo do poço e não conseguem ver uma saída não há por que ter pena; de alguma forma elas procuraram estar naquela situação.

Explore posts in the same categories: Pensamentos

6 Comentários em “Pena”

  1. Cintia Says:

    Concordo plenamente com o que você diz. Eu mesma já passei por uma série de coisas que não compreendia como e porque aconteceu comigo, mas hoje vejo que foi necessário para que eu tivesse vivendo essa fase (muito melhor), hoje. Agradeço a Deus por tudo, todos os dias… Contudo, não deixemos de ser solidários e complacentes com aqueles que estão passando qualquer tipo de dificuldades. Lembremo-nos que quando passamos por fases ruins, o que nos fortalece são as boas pessoas que estão em nosso caminho que nos dão um belo sorriso, uma palavra de conforto ou um silêncio e o ombro para as lágrimas.

  2. Cíntia Moreno Says:

    Concordo com você. Não devemos ter dó, mas também, não podemos esquecer que quando a vida nos colocou em situações difíceis, o que nos fortaleceu foi um amigo que saiu pra encher a cara com a gente e ficou a noite toda ouvindo nosso desabafo… ou aquele outro amigo que olhou nos seus olhos e desejou de coração que ficássemos bem… o que quero dizer, é que se aliviou-nos de alguma forma, podemos nos esforçar para aliar a dor do outro também. Uma espécie de “Corrente do bem”, sabe? Enfim… bjs!

    • autoajudasentimental Says:

      Ah sim, concordo contigo. Na verdade quando eu digo que não sinto pena estou me referindo a algumas pessoas em particular. Os amigos próximos, as pessoas que me ajudaram quando eu precisei (mesmo que tenha sido apenas me chamando pra beber, pra me distrair) podem contar comigo sempre que precisarem de ajuda — e eu ajudarei sempre que eu perceber que elas precisam de alguma ajuda!🙂

  3. Penelope Says:

    Quanto tempo demora para perceber que a vida não para para nós e como “criar” coragem de levantar e segui-la?

    • autoajudasentimental Says:

      Olha… uma vez me disseram que quando um relacionamento acaba levamos metade do tempo de duração dele pra nos recuperarmos totalmente. Ou seja, em tese eu demoraria uns 4 anos e meio pra estar realmente “pronto pra outra”.

      O que eu percebi nos últimos 2 anos é que você precisa ter em mente que o mundo realmente não vai esperar você se recuperar. Ele vai continuar ali, girando, e você precisa acompanhá-lo.

      Encontrar forças, ter coragem pra continuar não é fácil, mas ajuda bastante descobrir o que te faz continuar viva. Tem alguma coisa que você gostaria muito de fazer? Algum lugar que deseja conhecer? Apegue-se a isso. Esqueça quem agora faz parte do passado.

      Não poder ter a pessoa amada não é o fim do mundo. Você não será a primeira nem a última pessoa a sofrer por amor, e essa pessoa não é´a única do mundo. Aliás ela nem mesmo é a coisa mais importante da sua vida.

      Pense nisso. E fique bem!🙂

  4. Gisele Barbi Says:

    Não existe fórmula para a vida mas a única coisa que sabemos é que assim como fênix ela é um eterno retorno ou seja renascer é viver e não podemos esquecer que se o amor não é reciproco o amado só existe na nossa imaginação.


Deixe uma resposta

