Retrospectiva 2010

Sempre rola uma retrospectiva no fim do ano. Decidi relembrar o que eu fiz em 2010 e compartilhar com vocês, fieis leitores. Aí vai a lista das coisas que aprendi e das experiências que tive neste ano que está acabando:

  • Descobri a importância de manter uma “distância segura” do passado. Não devemos nos afundar por completo nas experiências já vividas nem ignorar totalmente o que já foi vivido. É importante buscar um equilíbrio e saber a hora apropriada de se aproveitar de algo já vivido pra tomar uma decisão que vá afetar nossa vida no futuro;
  • Aprendi que não há problema em se arriscar de vez em quando. Em algumas situações eu até acabei me arriscando mais do que deveria, mas sempre tive consciência das consequências dos meus atos. O importante é sempre buscar correr riscos calculados, mesmo que às vezes não se consiga vislumbrar todas as possibilidades implícitas ao optar por correr determinado risco;
  • Aperfeiçoei minhas habilidades de criar e manter relacionamentos, além de ter aprendido a distinguir as pessoas que tem algo a acrescentar daquelas que não farão falta alguma — ou, pior, podem até atrapalhar — na minha vida;
  • Percebi que o dinheiro é importante, sim, porém não é tão importante quanto vivenciar algo. Ter histórias pra contar pros amigos (e, quem sabe um dia, pros filhos) é algo que nem todo o dinheiro do mundo consegue comprar!
  • Cuidar da saúde, da mente e do intelecto é fundamental. Vacilei um pouco nesse quesito: poderia ter lido mais, aprendido novas habilidades, buscado autoconhecimento… certamente isso é algo que gostaria de melhorar no próximo ano.

Tenho dito, nas últimas semanas, que eu “enfiei o pé na jaca” em 2010: em alguns momentos simplesmente me deixei levar, e aproveitei pra fazer tudo o que eu tinha vontade. Ainda não sei se vou manter essa tendência no próximo ano ou se vou procurar focar em outras coisas; tenho alguns projetos que gostaria de levar adiante, mas eles ainda dependem de variáveis que não consigo controlar. De qualquer forma o ano que vem será bem diferente de 2010 em vários aspectos. E 2010 já se tornou um ano inesquecível (de forma muito positiva) pra mim.

Que venha 2011! E que esse ano que se inicia nos proporcione novas experiências…

Explore posts in the same categories: Pensamentos

Deixe uma resposta

