Caiaque

Um relacionamento é como um caiaque, tipo aqueles de competição, que requerem duas pessoas remando: se não houver sintonia entre os remadores e se eles não estiverem atentos ao ritmo das remadas e dispostos a remar com a mesma força há uma grande chance de ele desviar totalmente de sua trajetória. É importante que a dupla esteja empenhada em remar com a mesma força e ritmo desde o início da corrida, na verdade antes da corrida o esforço já tem que ser conjunto.

Se um dos remadores está perdendo o pique no meio do caminho cabe ao outro encorajá-lo — ou, dependendo da situação, repreendê-lo. Se encorajar/repreender não der o resultado esperado pode-se pensar em substituir o remador nas próximas provas; porém essa substituição tem que ser comunicada, e os motivos tem que ser colocados de forma clara. Pode-se pensar, ainda em pular fora do barco — essa opção não se aplica, obviamente, a uma competição real de caiaque, mas pode (e deve) ser usada em relacionamentos, desde que se tenha certeza absoluta de que não há mais nada que possa ser feito pra botar o barco no rumo novamente.

• – • – •

Decidi encarar meus futuros relacionamentos (e minhas futuras “investidas”) dessa forma: se eu perceber que sou o único remando vou tomar uma ação rápido, antes que o barco desvie demais de sua rota.

• – • – •

Um tempo atrás eu convidei uma conhecida pra sair no fim de semana. Ela não é das mais bonitas mas é bem interessante, e fiquei com vontade de conhecê-la melhor. Ela tinha uma porção de compromissos (na verdade ela disse que tinha umas 2 ou 3 festas de aniversário pra ir) e não poderia ir. “Tudo bem”, pensei. “Não dava pra esperar muito, já que é quinta feira. Ela já deve ter marcado esses compromissos faz tempo. Vou tentar chamá-la com uma antecedência maior da próxima vez.”

Duas semanas depois convidei-a de novo; dessa vez falei com ela numa terça feira. De novo ela tinha alguns compromissos (2 aniversários) pro fim de semana!

Pensei comigo mesmo: se eu estou chamando alguém pra sair é porque eu estou disposto a dividir o meu tempo, que é muito importante pra mim, com alguém. Se a pessoa não consegue vislumbrar uma brecha na agenda dela pra dividir um pouco de seu tempo comigo (ou melhor, pra estabelecer uma troca — eu dou meu tempo pra ela e ela, em troca, me oferece seu tempo) melhor eu nem continuar tentando. E foi o que eu fiz!

Explore posts in the same categories: Analogias e metáforas, Grandes Lições

4 Comentários em “Caiaque”

  1. Paulo Says:

    Kra, me identifiquei muito com esse post. Tomei essa postura sua na minha vida também, aliás, eu raramente chego a fazer um segundo convite. Ainda mais quando elas desmarcam de última hora.
    E estou tendo sucesso com isso: O MEU, porque não fico alimentando esperanças vazias.

    • autoajudasentimental Says:

      Valeu pelo comentário! Legal saber que eu não sou o único a pensar assim… heheheh
      Optar por fazer um segundo (ou até um terceiro) convite ou não depende muito da situação. Em alguns casos até vale a pena — por exemplo, quando você sabe que a menina é muito legal. Mas é importante reconhecer, também, as situações em que não vai adiantar insistir.
      Um dia desses eu li aquele texto que é atribuído ao Machado de Assis (nem sei se é dele mesmo, mas duvido até que me provem) sobre as mulheres serem como maçãs, que só os caras mais corajosos pegavam as melhores (que, no contexto, são as que ficam no topo da macieira)… o problema é que tem muita maçã ruim por aí que se convenceu de que está no topo da árvore! Aí cabe àqueles que vão colher as maçãs identificar se vale a pena ou não pegá-las…🙂
      Abraço e mais uma vez valeu pelo comentário!

  2. Paulo Says:

    Cara, se a mina está dando desculpa assim é pq ela não quer sair com vc, ta na cara… Provavelmente tem outro ou outros caras na parada.

    • autoajudasentimental Says:

      Então… na verdade eu acho q nem tem (e tenho motivos pra ter certeza), porém não vou mais ficar gastando energia c/ isso.🙂


Deixe uma resposta

