Aceitação

Por que as pessoas têm essa necessidade louca de ser aceitas? O que tem de errado em ser você mesmo e cativar as pessoas por isso?

Estou um tanto cansado de ver gente que age de maneira forçada no ambiente de trabalho, como se estivesse numa peça de teatro gigantesca; de pessoas que gastam o que podem e o que não podem pra colocar silicone, comprar roupas em lojas frequentadas pela classe A+++ só pra ter assunto. O que falar então de pessoas que sufocam o próximo, tentam roubar seus holofotes por não terem competência suficiente pra conquistar as coisas sem ser na base do grito, só pra poder mostrar aos outros que chegou lá e que merece a atenção de determinado grupo?

Passei minha vida inteira procurando ser aceito, achando que minha missão na Terra era agradar alguém. No começo eu tentava agradar minha família sendo o estudante “CDF”, o menino bem comportado. Procurei ser o Mr. Play It Safe durante muito tempo porque era aquilo que deixaria meus pais felizes e orgulhosos.

Na escola eu evitava os conflitos e tentava fazer amizade com todo mundo. Queria fazer parte de todos os grupos ao mesmo tempo, algo obviamente impossível. Na faculdade e no exército foi a mesma coisa. Quando comecei a trabalhar as coisas mudaram um pouco, mas eu ainda fazia algumas coisas pra agradar a chefia e os colegas de trabalho. Agi de forma artificial algumas vezes, como se eu estivesse fazendo parte de um reality show comandado pelo Donald Trump — afinal de contas, não é esse o comportamento que as empresas esperam?

Daí, um belo dia, me dei conta do quanto perdi agindo assim. Fui privado de tantas experiências… iludi tanta gente… e nunca fui aceito de verdade, nunca construí amizades sinceras e duradouras, daquelas que nem mesmo a distância consegue fazer acabar. A partir do momento em que percebi tudo isso as coisas mudaram: hoje sei que sou aceito por um grupo de pessoas, apesar de essa não ser mais a minha prioridade.

E hoje vejo várias pessoas ao meu redor cometendo os mesmos erros — e fico sinceramente triste por elas.

Explore posts in the same categories: Aleatórios

Tags: , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

