Décima grande lição

Os maiores gestos de coragem também são as maiores demonstrações de covardia.

Quando minha ex disse que ia embora eu falei que admirava sua coragem. Porém, ao analisar melhor, essa suposta coragem escondia o medo de enfrentar uma situação que a deixava desconfortável, o medo de me enfrentar e me dizer o que havia de errado no nosso relacionamento — ou talvez até o medo de admitir que ela havia me traído.

Penso que as pessoas que cometem suicídio precisam de uma coragem absurda pra fazê-lo; porém são igualmente covardes a partir do momento em que desistem de enfrentar a vida. Um soldado, durante a guerra, pode receber uma medalha por bravura, mas no fundo a coragem que o fez matar diversos soldados inimigos era apenas medo de morrer. A coragem de mudar de emprego, de cidade, de país esconde o medo de que seu chefe, o destino ou a natureza se encarregue de mudar sua vida — da pior forma possível.

Não existe coragem sem medo.

Explore posts in the same categories: Grandes Lições

Tags: , , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

2 Comentários em “Décima grande lição”

  1. Flávio Says:

    Hehe… Essa 11ª lição é bem interessante em relação ao que passei…
    Minha ex-mulher terminou nosa relação de quase 11 anos com uma msg de celular. Que coisa boa a tecnologia!!!
    Pois é… Faltou coragem a ela. Muita coragem! E nesses quatro meses separados ela só teve coragem encontrar comigo uma única vez, para um flash back q ela queria e que o besta aqui achou que era uma volta, mas que sequer ela teve coragem de me olhar nos olhos… Sempre desviando o olhar a mim…
    Mas a falta de coragem pode ser percebida. Pelo menos a de minha ex.
    Ela saiu de casa por problemas com o pai. veio morar com uma tia em SSA e depois comigo com quase dois anos de relacionamento apenas. Ou seja, eu vi como fuga do pai.
    Depois o pai comprou um apê p/ ela e ela foi morar com uma amiga(na época), mas acabaram se desentendendo e ela colocou a amiga p/ fora de lá. Devido a coisas q foram faladas tanto por ela qto pela amiga(q é minha amiga até hj), eu vi tb como uma fuga de minha ex. Ela não quis resolver a pendenda e esclarecer a situação.
    Um tempo depois a irmã veio morar com ela em SSA e elas acabaram se desentendendo. ela me pediu p/ morar comigo de novo. Ou seja, mais uma fuga da irmã dela, já q ela novamente não quis resolver ou esclarecer a situação com a irmã.
    Ano passado ela brigou com minha irmã e minha mãe e disse q estava saindo daqui de casa p/ voltar a morar com a irmã, mesmo brigadas. Mais uma fuga, dessa vez em relação a minha família, pois as duas partes não quiseram tentar se entender.
    Por fim, ela me manda a msg fatídica. Ou seja, mais uma fuga na vida dela, dessa vez de mim, sem a coragem de me olhar nos olhos…
    E recentemente, ela me disse q está saindo do estado pois quer mudar de vida já q não tem boa relação com os pais, com os irmãos e nós nos separamos… Vi apenas como mais uma fuga…
    Fica aí a experiência para observar… Abs

    • autoajudasentimental Says:

      Só agora li seu comentário, Flavio! Espero q vc leia minha resposta…
      Se ainda não leu, recomendo que leia “A Insustentável Leveza do Ser”, de Milan Kundera. Eu já falei sobre esse livro aqui no blog, mas vale a pena ler. Com certeza você vai se identificar nele — e vai ver ações parecidas com as da sua ex também.

      Abraço!


Deixe uma resposta

