Sobre biscates e cornos

Infelizmente vivemos numa sociedade machista. Sim, as coisas estão mudando, mas ainda tendemos a “defender” os homens em algumas situações. Por exemplo, numa traição: hoje em dia as pessoas têm começado a se preocupar em entender as causas de uma traição, mas na essência a visão continua a mesma: a grosso modo um homem trai quando não está satisfeito com sua vida sexual ou amorosa e por isso acaba “pulando a cerca”. Tende-se a ter uma certa condescendência para com o homem pois é entendido que, sob uma certa perspectiva, ele não teve escolha. A mulher, nesse caso, é vista pura e simplesmente como a “corna” da história, uma coitada que não soube prender seu marido. O homem é apenas uma vítima das circunstâncias.

Quando uma mulher trai a coisa é mais séria. Ela trai porque quer, não necessariamente por não estar satisfeita com seu marido sob algum aspecto. Ela trai aquele que lhe garante segurança, que lhe provê um certo conforto que ela, de modo geral, não teria condições de ter sozinha. O homem é visto como um corno, sim, mas a mulher é vista como uma “biscate”. O peso da falha da mulher, neste caso, é muito maior, e também há uma condescendência para com o homem — ele é o “coitado” que foi traído, é aquele cuja mulher não soube amar e respeitar.

Devo esclarecer que não penso assim. Acredito na responsabilidade do casal numa traição. Mas não deixo de me sentir confortado com a visão da sociedade com relação à traição, que acaba me absolvendo de qualquer culpa.

(OK, meninas, podem me xingar.)

Explore posts in the same categories: Pensamentos

Tags: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

4 Comentários em “Sobre biscates e cornos”


  1. Como é que é? Falando assim parece que a mulher acorda em um lindo dia de sol e fala:- Ai quero trair meu marido hj! hahahha
    Ja ouviu falar em quem não dá assistência abre para a concorrência?
    A mulher trai por que está insatisfeita com algo, ou as vezes por vingança por desvalorização, mas se a mulher trau geralmente é pq tem algo errado na relação.

    • autoajudasentimental Says:

      Sim, Má. Hoje em dia a visão de traição está mudando. Mas o que eu quero dizer é que, mesmo com essa mudança de paradigma com relação à traição, de uma forma geral a mulher ainda é vista como a “biscate que traiu porque quis”. Novamente, não é que eu concorde com essa visão, mas ainda é muito comum que as pessoas a tenham.

      Quando eu conto a minha história o que eu mais ouço é “nossa, como ela pôde fazer isso com você?”. Ninguém me pergunta o que EU fiz pra ELA Não que eu tenha feito algo negativo; na verdade eu acho que o excesso de mimo acabou conduzindo nossa relação ao fim. Mas de qualquer forma reconheço que eu também contribuí para o fim do relacionamento. Só que ninguém jamais me disse, “face to face”, que eu poderia ter minha parcela de culpa. Ou seja, no fundo todos a veem como a “biscate que traiu porque quis”.

  2. nouniversoparalelo Says:

    ah.. mó parada chata..

    mas é simples. A mulher NUNCA cede, não adianta querer mostrar outros caminhos pq a mulher sempre vai fazer o que ela quer e arrastar o homem junto.

    ela trai pq o homem NUNCA consegue satisfazer a mulher, a mulher SEMPRE quer mais do que o homem pode fazer por ela e ela n tá nem aí se ele quer, se ele consegue, se ele… enfim… e tem essa tb mulher tem argumento pra tudo e sempre dá um jeito de sair por cima. aí ela acha que encontra alguém melhor, mais adulto, mais isso, mais aquilo e tal e depois descobre que dá na mesma…

    o homem trai pq é bobo. é mais simples ainda…

    • autoajudasentimental Says:

      Eu diria que o homem trai por imaturidade ou canalhice, ehhehehe…

      Dá uma lida no próximo post. Eu achei um texto muito legal num blog que eu visito com frequência que fala exatamente sobre o que você disse!😉


Deixe uma resposta

