Primeira grande lição

(para os próximos relacionamentos)

Tudo acaba. Não podemos esperar que algo dure para sempre. E o ser humano em geral não consegue lidar muito bem com isso. Ninguém sabe como terminar um relacionamento; qualquer pessoa tem dificuldade de aceitar o fim de um relacionamento quando é determinado por outrem. E as reações pós-término são imprevisíveis: tem gente que faz questão de machucar mais a ferida que já está aberta, outras pessoas se retraem, alguns fazem de conta que a vida continua como era antes.

Eu sempre procuro me preparar para o pior que possa acontecer, pois se a coisa acontece eu já sei mais ou menos o que fazer. Mas quando se trata de fim de relacionamentos, de sentimentos, nós nunca estamos preparados. A única vez em que vi meu pai chorar foi quando minha avó faleceu; ele a amava demais e só tinha a ela durante os mais de 60 anos de existência (o pai do meu pai morreu quando ele tinha apenas 1 ano de idade). Eu tenho um pouco desse jeito meio durão do meu pai no que diz respeito a exteriorizar o que eu sinto. Tenho uma dificuldade absurda de chorar. E, desde a minha separação, já chorei 6 vezes — duas de soluçar. E quando eu imaginava o fim do meu casamento eu nunca pensei que fosse chorar; ao contrário, sempre achei que eu ia conseguir lidar com isso numa boa. A vida nos surpreende. E nós surpreendemos a nós mesmos!

Sabendo que tudo acaba e que nunca estaremos preparados para lidar com esse fato, o jeito é apenas curtir o momento. Isso é o que vai nos restar para o futuro.

Explore posts in the same categories: Grandes Lições

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

